quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Divisões do Abstracionismo

O abstracionismo dividi-se em dois tipos:


ABSTRACIONISMO LÍRICO

  • O abstracionismo lírico ou abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "necessidade interior"; tendo sido influenciado pelo exprecionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter.Surgindo reação às grandes revoluções do século, a 1ª guerra mundial,O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas também a linha de contorno destacavasse nesta arte nitidamente não figurativa.

"Improvisação 6" – Wassily Kandinsky, Stadtische Galerie

  • Aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o abstraccionismo lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em ideias e simbolismos subjectivos.


  • Wassily Kandinsky,foi o mentor deste tipo de abstracionismo,utilizando cores puras em pinceladas rápidas, tensas e violentas.
    Se expressa através de cores, linhas, formas, texturas, etc, a partir da imaginação do pintor, sem retratar nada visível ou do mundo real.

ABSTRACIONISMO GEOMETRICO




  • O Abstraccionismo geométrico, ao contrário do abstracionismo lírico foca-se no raciocinio que depende da análise intelectual e científica.Influenciado pelo cubismo e futurismo. O abstraccionismo geométrico divide-se em mais duas correntes:



  1. Suprematismo na Rússia


  2. Neoplasticismo na Holanda

Neoplasticismo, seu criador e princiapl teórico foi Piet Mondrian. Onde as cores e as formas são organizadas de maneira que a composição resulte apenas na expressão de uma concepção geométrica. Resulta às linhas verticais e horizontais e às cores puras (vermelho, azul e amarelo). O ângulo reto é o símbolo do movimento, sendo rigorosamente aplicado à arquitetura.

Composição. Piet Mondrian, Museu Nacional de Arte Moderna, Paris


Suprematismo, é uma pintura com base nas formas geométricas planas, sem qualquer preocupação de representação. Os elementos principais são: retângulo, círculo, triângulo e a cruz. O manifesto do Suprematismo, assinado por Malevitch e Maiakovski, poeta russo, foi um dos principais integrantes do movimento futurista em seu país, defendia a supremacia da sensibilidade sobre o próprio objeto. Mais racional que as obras abstratas de Kandisky e Paul Klee, reduz as formas, à pureza geométrica do quadrado.Suas características são rígidas e se baseiam nas relações formais e perceptivas entre a forma e a cor. Pesquisa os efeitos perceptivos do quadrado negro sobre o campo branco, nas variações ambíguas de fundo e forma.

Nenhum comentário: